terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Projeto de Lei do Deputado Pastor Pedro Ribeiro proíbe o uso de enxofre na fabricação do açúcar

Projeto de Lei do Deputado Pastor Pedro Ribeiro proíbe o uso de enxofre na fabricação do açúcar

Preocupado com uma série de doenças provocadas pelo uso do dióxido de enxofre na fabricação do açúcar, o Deputado Pastor Pedro Ribeiro entrou com projeto de lei nº 6639/09, estabelecendo a presença de teores máximos desse produto no açúcar destinado ao consumo humano e à confecção de alimentos com o mesmo fim.
Se aprovada, as usinas terão prazo de 18 meses após a publicação da lei, para substituir o enxofre pelo ozônio, a exemplo da tecnologia pioneira empregada por alguns usineiros no Estado da Paraíba, com resultado positivos e interessantes para a economia nacional.
É sabido que apesar da legislação brasileira tolerar a presença de resíduos de dióxido de enxofre em açúcar e outros alimentos, comprovadamente sua ingestão causa, além da temível diabetes, uma série de efeitos adversos como bioncoespasmos, reação anafilática, dermatite, hipotensão, cefaléia e dor abdominal.
Para proposição da matéria, Deputado Pastor Pedro Ribeiro procurou fundamentar seu projeto de lei em fatos ocorridos com o emprego do enxofre no processo industrial expondo trabalhadores à inalação de gases considerados cancerígenos. O projeto tramita pela Comissão de Seguridade Social e Família e tem o acompanhamento do deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário